DEZEMBRO VERMELHO

01/12/2021 às 15h34

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros apoia a campanha “Dezembro Vermelho”, dedicada ao combate e a prevenção do HIV/Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, são realizados em média 60 (sessenta) testes rápidos de HIV, mensalmente, em Barra dos Coqueiros. Especialmente no último mês (novembro) foi registrado um número maior de testes realizados do que nos meses anteriores, devido às ações promovidas pela Prefeitura em alusão à campanha “Novembro Azul”.

“A campanha Dezembro Vermelho’ é de suma importância, porque desperta a necessidade de prevenção da doença e promove o entendimento sobre a transmissão do HIV. Aproveito a oportunidade para informar que os interessados em fazer o teste rápido [de HIV e de outras ISTs] devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa ou a Clínica de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, para realizar a testagem“, disse a gerente da Clínica de Saúde da Família “Santa Luzia”, Samara Dantas.

Ainda de acordo com a gerente Samara Dantas, em caso de diagnóstico positivo para o HIV ou para outras doenças sexualmente transmissíveis, a equipe de saúde do município faz o acompanhamento do paciente, além de solicitar a medicação necessária para cada caso específico.

Devemos ressaltar que, a campanha “Dezembro Vermelho” também visa desconstruir o preconceito sobre as pessoas que vivem com o HIV, vírus causador da Aids.

Use preservativo (camisinha) e proteja-se. Faça sexo seguro. 👈🏼