EDUCAÇÃO: SEMED REALIZA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA SEDUC

Fonte: Secretaria Municipal de Educação
02/03/2021 às 21h50

Na manhã desta terça-feira, 02, o secretário municipal de Educação, com a proposta de fortalecer e reorganizar o ensino das escolas municipais e estaduais de Barra dos Coqueiros, recebeu a equipe da Diretoria Regional de Educação 08 (DRE08) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e contou, também, com a presença da secretária adjunta de Educação, e do secretário executivo da pasta.

Na ocasião, foram destacados os avanços alcançados ao longo dos últimos anos em prol da educação da Barra, além de pautas como: mapeamento das escolas do município (quantidade de alunos, número de salas de aula, matrículas, avaliação); possibilidade de convênio com o transporte escolar; formações para os profissionais da educação e equipe gestora; programas estadual e federal (Alfabetizar pra Valer e o EJA); reordenamento da Rede de Ensino; material didático; Jornada Pedagógica Estadual 2021; e os métodos de aprendizagem durante este período de pandemia da Covid-19 (ensino remoto, híbrido).

“Nesse encontro foi possível alinhar as ações entre as Secretarias de Educação do estado e do município, como por exemplo, o planejamento de matrículas entre a rede estadual e municipal, com vista em fazer um reordenamento entre essas redes. Dentro desse processo [de reordenamento de rede] discutimos alguns pontos, um deles é estimular que o aluno continue a sua trajetória acadêmica – seja no ensino fundamental, no ensino médio ou na EJA -, no território em que ele reside. Essa discussão surge a partir do momento que os alunos da Barra dos Coqueiros buscam as escolas de Aracaju, porque entendem que essas escolas podem ofertar uma melhor qualidade de ensino, e é preciso desmitificar essa questão. A educação pública da Barra dos Coqueiros é de qualidade e precisa ser cada vez mais fortalecida”, pontuou a assessora do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Seduc e coordenadora estadual do reordenamento de rede, Maria Zelita Batista Brito, que também esteve representando o diretor do DRH, o professor Jorge Costa Cruz Júnior.

O secretário municipal de Educação comentou a importância dessa parceria entre o município e o estado para o desenvolvimento do ensino em Barra dos Coqueiros. “A reunião foi bastante positiva, no sentindo em que iremos estabelecer parcerias em várias áreas da educação, são elas: o transporte escolar, viabilização das matrículas, formação de gestores e todo o apoio técnico e pedagógico que a gente possa utilizar através dessa parceria com a Seduc, e outros”, disse.

“Entendemos que para melhorar a educação do nosso estado, precisamos desse regime de colaboração e que as redes [estadual e municipal] possam estar juntas traçando e construindo caminhos que nos levem a alavancar a educação de Sergipe”, disse Marleide Cruz de Araújo, diretora da DRE08.