SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DÁ CONTINUIDADE À JORNADA PEDAGÓGICA 2020

Fonte: Secretaria de Comunicação Social.
21/01/2020 às 12h44

O Governo Municipal de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu continuidade na manhã desta terça-feira, 21, a Jornada Pedagógica 2020 que tem como tema “Educação pautada no compromisso, responsabilidade, equidade, cooperação e respeito ao próximo”.

O encontro aconteceu na Escola Municipal João Cruz e contou com a participação dos professores da Rede Municipal de Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano. Na ocasião, os educadores discutiram a aplicação de métodos ativos tanto para a execução do ensino quanto para o processo inclusivo dos alunos nas atividades desenvolvidas pelas escolas do município. Além disso, os professores participaram de uma capacitação para aprender a abordar a Lei Municipal Nº 038/2019 - de autoria da vereadora Iracema de Mecenas – que tem como intuito inserir o ensino da Lei Maria da Penha no currículo das escolas de Barra dos Coqueiros, a partir deste ano letivo.

Diante disso, a equipe do Centro de Referência da Mulher da nossa cidade (CRM), se dispôs a orientar estes profissionais com relação a Lei Maria da Penha – Violência Contra a Mulher, através de discussões em grupos e de materiais específicos sobre a temática. “Com a implantação desta Lei Municipal nas escolas, nós [do CRM] fomos convidadas pela Secretaria de Educação para termos o primeiro contato com os professores, visando explicar o serviço do CRM e de que forma nós atuamos dentro do município”, disse a diretora do Centro de Referência da Mulher de Barra dos Coqueiros.

Segundo uma vereadora do município, que é a autora da Lei Municipal 038/2019 - implementar a lei na grade curricular das escolas da nossa cidade é algo extremamente importante para a formação cidadã no âmbito escolar. “Essa lei foi criada pela necessidade do município sobre a questão da Violência Contra a Mulher, inclusive, pelos altos índices na nossa sociedade. E já que nós [barracoqueirenses] temos um Centro de Referência da Mulher bastante atuante e que discute políticas para e pelas mulheres em todos os cenários, nada mais justo do que transformarmos isso em um modelo de educação para as nossas crianças, partindo das noções básicas da Lei Maria da Penha”, destacou a vereadora.

Os professores apesar de já terem uma demanda intensa devido às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não hesitaram diante do novo desafio, muito pelo contrário, abraçaram a causa.

GOVERNO MUNICIPAL DE BARRA DOS COQUEIROS