PREFEITURA DE BARRA PROMOVE I FEIRINHA ARTESANAL EM ALUSÃO A LUTA ANTIMANICOMIAL NO CAPS PEDRO BISPO DA CRUZ

31/05/2022 às 12h48

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centros de Atenção Psicossocial (Caps), realizou nesta terça-feira, 31, a I Feirinha de Exposição de Artesanatos - em alusão à luta antimanicomial. O evento aconteceu no Caps Pedro Bispo da Cruz. Todo o material da exposição foi confeccionado pelos próprios usuários do Caps Barra.

De acordo com a diretora do Caps, o momento iniciou-se com a coordenadora do serviço trazendo algumas reflexões e diálogo sobre a reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial. Durante toda a Feirinha, os usuários apresentaram suas construções artísticas, sendo as bancas de apresentações baseadas em temas como às máscaras que vestimos no cotidiano, os manicômios individuais e coletivos e a liberdade.

Além disso, os próprios usuários ensinaram aos presentes como construir o que haviam feito nas oficinas da semana que se passou. “A luta é feita e construída todos os dias, inclusive, nesses momentos de (des)construção, com trocas e muito aprendizado. Foi um momento essencial e relevante para a equipe, os usuários e toda a comunidade refletir a importância da mudança de paradigma do cuidado em saúde mental, ou seja, em liberdade. Além disso, o reconhecimento de como funciona e a relevância do cuidado do CAPS”, declarou a coordenadora.