1991

Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros

Pular para o conteúdo

Agosto Lilás: Prefeitura da Barra promove passeio de tototó com mulheres

Fonte: SECOM
05/08/2022 às 16h24

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o tema "Vamos Mulherar nas Águas do Rio Sergipe", a Prefeitura da Barra dos Coqueiros promoveu, nesta sexta-feira, 5, um passeio de tototó em comemoração aos 15 anos do Centro de Referência da Mulher (CRM) do município e em alusão ao Agosto Lilás – mês dedicado à campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Instituição vinculada à Secretaria Municipal da Assistência Social, o CRM presta serviço de acolhimento às mulheres da Barra vítimas de violência, além de trabalhar políticas públicas voltadas para o público feminino do município. Para celebrar o aniversário, o Centro preparou uma programação especial, que contou com palestras, aulão de zumba e o passeio de tototó.

Com muita música e animação, o passeio de tototó – que foi voltado às barracoqueirenses assistidas pelo CRM – teve como objetivo apresentar a historicidade do Rio Sergipe com as tradicionais embarcações de madeira da Barra, que são patrimônio cultural de Sergipe e levam nomes de mulheres. “Com esta atividade de hoje, podemos trabalhar o empoderamento feminino, o pertencimento e a identidade social das nossas mulheres. É muito importante conhecermos a nossa cultura”, destaca a secretária de Assistência Social, Andréa Dória.

Assistida pelo CRM, a dona de casa Maria Cardoso, 62 anos, adorou a ação. “Eu gostei muito do passeio e das paisagens. Tudo de bom mesmo. Eu frequento o Centro de Referência há cinco anos e gosto muito. A equipe toda é muito acolhedora”, relata. Gercilia Rodrigues, 44 anos, foi outra assistida que participou da ação e saiu encantada. “Sou do CRM e adoro, pois nos apoia em tudo. Esse passeio de tototó foi muito bom, com mulheres maravilhosas e paisagens lindas”, diz.

Historicidade das tototós

Barracoqueirense, filha e irmã de canoeiro, a historiadora Mary Almeida esteve presente no passeio e transmitiu para as mulheres presentes toda historicidade das tototós e a presença feminina neste patrimônio da Barra. “Desde 2008, venho nesse trabalho de defender as tototós no nosso município, Estado e até na América Latina. Dentro das políticas públicas, mostrei a importância das tototós, empreendimentos conduzidos por homens, mas que têm mulheres também. São poucas, mas são representativas”, informa.

“Por meio de estudos, percebemos que existem alguns perfis de mulheres dentro deste universo das tototós: as próprias embarcações, todas são nomes de mulheres em homenagens às esposas e filhas de canoeiros. Existem também algumas mulheres que chamamos de canoeiras pelo fato de continuarem com este patrimônio, mesmo após a morte do esposo, seja por sustentabilidade da própria família ou como pertencimento familiar para que as raízes daquela família não se percam”, esclarece Mary.

“Esse passeio foi um momento de união das mulheres que fazem parte do nosso Centro. As participantes tiveram a oportunidade de apreciar as belezas naturais de nossa cidade, como o encontro do Rio Sergipe com o mar, além de toda história de nossas tototós. Escolhemos a data de hoje, justamente, por ser próximo a celebração dos 16 anos da Lei Maria da Penha (comemorada no dia 7 de agosto)”, finaliza a coordenadora do CRM, Edênia Gouveia.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação