PREFEITURA PROMOVE ENCERRAMENTO DA “I CAPACITAÇÃO PARA GUIAS DE TURISMO E ÁREAS AFINS”

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo
06/03/2021 às 14h57

Na noite desta sexta-feira, 05, ocorreu o encerramento da “I Capacitação para Guias de Turismo e Áreas Afins”, promovida pela Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. A programação de encerramento contou com a palestra do secretário municipal de Meio Ambiente Edson Aparecido, sobre o tema “Barra dos Coqueiros: Meio Ambiente e Turismo”; e com a palestra da ex-presidente da Associação dos Canoeiros e Usuários de Tototós de Sergipe, Mary Almeida, com a temática “Barra dos Coqueiros: Tototós – Desafios e Vivências”.

“Encontros como esse deveriam acontecer mais vezes, porque é uma troca de experiência fantástica. Discutir meio ambiente é algo que a gente precisar fazer diuturnamente, seja em casa, no local de trabalho. Na Barra nós temos pouco mais de 30Km de praia, temos os Rios Sergipe, Pomonga, Mangaba e o Rio Japaratuba, também temos os manguezais densos e outros atrativos. As belezas naturais da Barra dos Coqueiros têm que ser exploradas com respeito, sem que o ambiente seja poluído com o lixo produzido pelo visitante”, disse o secretário de Meio Ambiente.

Conforme a ex-presidente da Associação dos Canoeiros, Mary Almeida, o tema da sua palestra é de extrema necessidade para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a Barra dos Coqueiros. “É muito gratificante poder participar de um evento desse porte e encontrar pessoas que estão interessadas em saber sobre o que a Barra tem para oferecer, e em especial, eu acredito que as Tototós agregam todos esses valores e diz muito sobre a nossa gente. Essa palestra vem com o objetivo de fazer com que as pessoas saiam dessa capacitação se sentindo verdadeiramente barracoqueirenses”, comentou.

Durante esses cinco dias de curso, as artesãs do nosso município também estiveram participando do evento, com a exposição dos seus belíssimos trabalhos. As bancas que fizeram parte da exposição, foram: Selma de Oliveira (Nena artesanato), Carminha Artes, Coisas da Cissa, Genalva Biscuit, Sindy Arte, Rosy Rocha (artes da vovó) e Marta Bonfim (renda de filé).

“Eu acho importante esse tipo de envolvimento da Secretaria de Turismo junto a valorização do artesanato local. Fiquei imensamente grata pelo convite e, espero que outros eventos venham a ocorrer e que sejamos convidadas a participar. Esses dias foram bastante satisfatórios, pois pudemos divulgar a nossa arte dentro do nosso município”, ressaltou a representante dos artesãos de Barra dos Coqueiros, Cissa Pina.

Houve sorteios de artes e livros (Chiquinho do Além Mar e Mensagens de João Sapateiro), promovidos pelas artesãs e pela Secretaria Municipal de Turismo.

PREFEITURA DE BARRA DOS COQUEIROS, CONSTRUINDO O AMANHÃ!