CAMPANHA DO LAÇO BRANCO

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social
06/12/2021 às 10h24

A campanha dos “16 Dias de Ativismo” é uma mobilização mundial pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher. No Brasil, o período dos 16 dias se inicia em 20 de novembro, data que também é marcada pelo Dia da Consciência Negra, e que tem como intuito intensificar as ações de combate ao racismo e sexismo.

Outras datas importantes também são comemoradas ao longo dos “16 Dias de Ativismo”, como: o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres - 25 de novembro; o Dia Mundial de Luta Contra a Aids - 1 de dezembro; a Campanha do “Laço Branco - Homens Pelo fim da Violência contra as Mulheres”, 6 de dezembro; e o Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro.

CAMPANHA DO LAÇO BRANCO

O objetivo da campanha é sensibilizar, envolver e mobilizar os homens com a participação nas ações que envolvem o Fim da Violência Contra a Mulher.

Como tudo começou?

No dia 06 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá. Ele ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: “vocês são todas feministas!?”, esse homem começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se. O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

Fonte: https: //institutopapai.blogspot.com.br