BARRA: AÇÃO DE PLANTIO DE ÁRVORES E DIA DA COLETA SELETIVA ACONTECEM NO DIA 18

Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente
07/12/2021 às 17h55

Nesta terça-feira, 7, representantes da Prefeitura de Barra dos Coqueiros e representantes de diversos segmentos discutiram as ações para o plantio de árvores e também sobre o Dia D da Coleta Seletiva, que acontecerá no dia 18 de dezembro. A reunião aconteceu no Alphaville Terras 1 e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente de Barra dos Coqueiros, Edson Aparecido; do secretário Municipal de Comunicação, Elton Ricart; da gerente do Alphaville Terras Sergipe 1, Mayara Ramalho; do gerente Ambiental-DESO, colaborador do Projeto Deso + Verde, Lenimarx Correia Moreira de Mattos; do superintendente da SMTT/Barra, Rafael Antônio Costa Carvalho; do engenheira florestal e bióloga da SEMA, Thiza Ester; e do representante da Defesa Social, Cícero da Silva.

Além deles, estavam presentes o presidente da Catre, Aloisio dos Santos; o representante da Sema, Anderson da Penha, o coordenador da Secretaria de Obras, Rodrigo Ribeiro; o supervisor Damha Sergipe, Antônio Carlos; o síndico profissional do Damha Sergipe, Marco Túlio Sampaio, o coordenador de segurança do terras 2, Williams Félix, o coordenador de Manutenção (terras Alphaville Sergipe 1), Diogo Freire, e os moradores do Alphaville Sergipe Fase 1: coordenador de T.I., Evandro Luis dos Santos e o jardineiro Lucas D' Ávila.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria está aberta para dialogar com todas as pessoas de Barra dos Coqueiros. “E os condomínios não estão fora dessas articulações, o prefeito Alberto Macedo trabalha para todo o município. Falamos com os empresários, seja da construção civil, seja dos condomínios já instalados, seja dos privados para fazer parcerias. E no dia 18 vamos trabalhar o tema reciclagem com os catadores da cooperativa e sobre o plantio de árvores com o apoio de todos. O condomínio investe no material para realizar o plantio e no material humano, e o município entra com as mudas. Faremos isso na Barra como um todo. E agradecemos a parceria da Deso e com as demais entidades. A gestão trabalha em prol do meio ambiente e através da educação ambiental buscamos o engajamento da população”, enfatizou o secretário de meio ambiente.

Para o representante dos condomínios, Marco Túlio, essa iniciativa da prefeitura é muito importante. “Trazer essas mudas de árvores para serem plantadas no entorno dos condomínios vai melhorar a arborização da cidade. E é fundamental para a qualidade de vida dos moradores”, avaliou Marco. Assim como ele pensa o responsável pelo Dahma, Antônio Carlos. “A iniciativa é boa para o crescimento da Barra”, acrescentou Antônio.

Segundo a gerente do Alphaville Terras 1, Mayara Ramalho, essa é uma iniciativa excelente da Prefeitura juntamente com a Secretaria de Obras, da Deso, da SMTT, e dos vários órgãos envolvidos nesta ação juntamente com os condomínios. “É um evento que trará grandes benefícios para a comunidade, para o meio ambiente na parte social. Um evento que mobilizará toda a comunidade”, ressaltou Mayara Ramalho

E o representante da gerência Ambiental-DESO, colaborador do Projeto Deso + Verde, Lenimarx Correia Moreira de Mattos, pontuou que o Projeto Deso Mais Verde foi idealizado, em 2019, pela diretoria de Meio Ambiente, e já distribuiu mais de 80 mil mudas, em quase 70% das cidades sergipanas. É um projeto que vem para engrandecer a Deso já que a nossa matéria prima é a água, nós captamos água e distribuímos ela para a comunidade, então, esse projeto tem como foco a recuperação dos mananciais, mas necessitamos da comunidade, Prefeitura , entidades e Ongs para ajudar a plantar as mudas”, finalizou Lenimarx Correia.