1991

Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros

Pular para o conteúdo

Prefeitura da Barra dos Coqueiros realiza I Seminário Intersetorial de Saúde

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
04/06/2022 às 14h34

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Para tratar sobre saúde mental, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima segunda-feira, 6, o I Seminário Intersetorial de Saúde. O evento, faz parte das ações em alusão ao 18 de maio – Dia de Luta Antimanicomial que terá como tema principal: ‘Tecendo Redes para o cuidado em saúde mental’, e acontecerá na quadra de Esportes do Colégio João Cruz, localizada na Avenida Moises Gomes Pereira, nº 280, Bairro Centro.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) preconiza o atendimento a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. 

A Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pedro Bispo da Cruz e do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF AB), apresentam propostas de formação para trabalhar a temática de saúde mental e do cuidado em rede tendo como base a reforma psiquiátrica e os papeis dos atores municipais para a promoção da saúde mental no município.

O seminário tem como público alvo as equipes de saúde locais componentes da rede de saúde mental do município (AMBULATÓRIO, CAPS, NASF e Equipes de Saúde da Família) e a rede intersetorial local (CREAS, CRM, CRAS, CASA LAR, SEMED) e Conselho Tutelar.

 

PROGRAMAÇÃO DO TECENDO REDES PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL:

8h15 às 8h30 – ABERTURA - SECRETÁRIOS, COORDENAÇÕES

8h30 às 9h30 - A reforma psiquiátrica e os desafios para a saúde mental - Carlos Galberto – Referência Técnica da SES

9h30 às 10h30 - Tecendo redes: a intersetorialidade como estratégia possível - Referencia estadual CREAS (representante SEIAS), trabalhador CAPS (Alexsandra - Psicóloga do CAPS Rogalício), trabalhador da AB (Karlene – Assistente Social da UBS Humberto Mourão), Referencia PSE SEMED – Ana Paula

10h30 às 11h30 - Como é que faz? Desenvolvendo Projetos Terapêuticos Singulares (apresentação de instrumentais, estratificação de risco, acolhimento) - Aline / Felipe / Taís

12h às 13h – ALMOÇO

13h às 15h - Oficinas temáticas: (des)construindo casos e direcionando caminhos) - Felipe / Aline

15h às 16h - Discussão final – Plenária

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação