TECNICOS DA ECOSSIS INICIAM ESTUDOS PARA A IMPLANTAÇÃO DOS PARQUES DOS MANGUEZAIS EM BARRA DOS COQUEIROS.

Fonte: Secretaria de Defesa Social
09/08/2020 às 07h43

A Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros, através da Comissão das Apps, Secretaria de Defesa Social,Secretária de Comunicação e Ouvidoria, esteve na manhã de sábado, 08 de agosto, acompanhando os técnicos da empresa Ecossis, os quais estão fazendo levantamentos, para os estudos de implantação da unidade de conservação ambiental, do município de Barra dos Coqueiros, intitulada Parque Municipal dos Manguezais. Os técnicos estiveram as margens do Rio Pomonga, uma das partes que será implantado o corredor ecológico do Parque dos Manguezais, uma beleza natural onde a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, realiza um grande sonho da comunidade, implantando dois parques, o do Manguezais e também o Marituba, que é conhecido como Parque das Dunas, na proximidade do jatobá. Com a implantação dos parques do Manguezais e Marituba, a tendência é atrair o turismo e empresas em geral, gerando recursos para que sejam direcionados sobretudo, em proteção ao meio ambiente.

O representante do Ecosis, o sociólogo Ivan Massafé, veio fazer a visita técnica e diz que essa primeira etapa preliminar é para estudos: “Estamos verificando todo o território que compreende desde a ponte Aracaju/Barra até o final da Celse, analizando nessa área a situação do manguezal, da calha do rio, fazendo esse primeiro diagnóstico. O estudo está sendo feito com vários profissionais, geólogos, biólogos e etc. Vamos apresentar a Prefeitura, a Celse e ao Poder Público, todo andamento das pesquisas. Nossa previsão é concluir até o final do ano, pois ainda tem um importante passo, que é a consulta pública, apresentar a toda comunidade, sociedade civil organizada, iniciativa privada, tudo que a gente estudou e organizou. Quero agradecer a comunidade, pois estão nos recebendo muito bem, mostrando compreender o quanto é importante para o município e para as pessoas, a implantação desses parques". Concluiu.

O presidente da Comissão das Apps de Barra dos Coqueiros e um dos principais responsáveis pela criação dos manguezais, explicou: “Nós da Comissão de Apps, estamos torcendo para que seja implantada uma RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável), pois viabilizará uma dinâmica melhor para os pescadores artesanais, as marisqueiras, catadores de mangaba, mas compreendemos que só os estudos dirão que tipo de unidade será, estou feliz porque é um trabalho de anos, sendo agora efetivado. Teremos Audiência Pública para junto com a comunidade, definir e enviar a Câmara de Vereadores e para o Prefeito, espero que seja ainda esse ano a criação das unidades. Outro ganho é que com a reabertura do Canal Pomonga, o rio voltará a ser navegável. Como defensor ferrenho do meio ambiente, entendo que esses feitos são provas para aqueles que acreditam, que não podemos atrair empresas para o nosso município e equalizar a proteção ao meio ambiente, aí está a resposta, temos 40 a 45 % das nossas reservas preservadas". Enfatizou, o presidente da Comissão das App's.

PREFEITURA DE BARRA DOS COQUEIROS, NA CONSTRUÇÃO E PROTEÇÃO AO MEIO-AMBIENTE.