SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E ÓRGÃOS ESTADUAIS, FEDERAIS E MUNICIPAIS CRIAM CALENDÁRIO DE AÇÕES DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ÁREA DA PRAIA DA COSTA

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo
10/03/2021 às 21h15

O secretário municipal de Meio Ambiente, esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 10, de forma híbrida - presencial (na Câmara de Vereadores de Barra dos Coqueiros) e online, com representantes da Secretaria de Patrimônio da União de Sergipe (SPU/SE), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema), da Advocacia-Geral da União (AGU), e da Defensoria Pública da União (DPU/SE). Na oportunidade, os envolvidos criaram o calendário de ações de licenciamento ambiental da área que será destinada para a construção da orla da Praia da Costa, a fim de vistoriar e mapear essa região. As ações conjuntas entre os órgãos municipais, estaduais e federais estão marcadas para acontecer nas últimas segundas-feiras de cada mês, sendo a primeira no dia 29 de março.

“A participação de todos esses órgãos no debate acerca desse projeto é de suma importância e, deixa claro que não será um patrimônio só da Barra dos Coqueiros, mas sim, do Brasil. Possivelmente [a orla] se tornará referência nacional pela sua magnitude e por promover educação ambiental a céu aberto. Não tenho dúvidas disso! É gratificante ver todos os órgãos elogiando o nosso projeto”, comemorou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário de Meio Ambiente, a orla irá contar com ecopontos – coleta seletiva; sistema de reuso de água da chuva; canteiro bio-séptico, com sistema de tratamento efluentes; e as telhas que serão utilizadas nos 14 novos bares serão de garrafa pet.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Educação, José Marques; e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Thiago Sena França.

LEI DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO: A Prefeitura já encaminhou para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que garante que o município possa executar o licenciamento ambiental e que faça parte do Sistema Nacional de Meio Ambiente. Caso a Lei seja aprovada, a Secretaria de Meio Ambiente (SISNAMA), em parceria com a Adema e com o Ibama, irá ofertar um curso de capacitação para os técnicos da Barra dos Coqueiros.

PREFEITURA DE BARRA DOS COQUEIROS, CONSTRUINDO O AMANHÃ!