SECRETARIA DE CULTURA DA PREFEITURA DE BARRA DOS COQUEIROS PRESTA HOMENAGEM A ANA PARTEIRA

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
11/05/2021 às 07h41

Na tarde desta segunda-feira (10), foi realizada na Escola Edezuilta Dantas, uma linda homenagem alusiva ao Dia das Mães, para uma das maiores personalidades de Barra dos Coqueiros e que representa muito bem todas as mães Barracoqueirenses. Ana Parteira ou "Mãe Ana", como era popularmente conhecida, tem em seu legado centenas de partos realizados em Barra dos Coqueiros e Pirambu.

Ana Parteira também atuou de forma marcante no cenário político, foi vereadora por 4 mandatos e disputou o poder executivo, em uma época que a política barracoqueirense contava com pouquíssimas mulheres.

"Fizemos o lançamento do documentário sobre Dona Ana Parteira, que tem um papel brilhante dentro da nossa comunidade, ainda ajuda com seus cuidados com curativos e principalmente como parteira, onde ajudou várias mães do município a dá a luz, nada mais justo que nesse mês das mães, homenagear Dona Ana e todas as mães do município através dela. Além desse documentário exibido hoje, nós vamos expor um painel no muro da Escola Ana Tereza durante toda semana, quero agradecer os apoiadores do projeto, ao Prefeito Alberto Macedo, pela confiança em nossa trabalho", explicou o Secretário de Cultura.

"Parabenizo o secretário Diego pela brilhante ideia, eu me sinto também parte da família de Dona Ana, sempre estivemos juntos, quero dizer a familia de Dona Ana, que vocês foram abençoados por Deus, por ter uma mãe, uma avó, uma tia que é um exemplo de vida para todos nós. Exemplo de pessoa que abdica tudo em solidariedade ao próximo. É através de exemplos como o dela, que poderemos construir uma sociedade mais feliz. Aproveito para parabenizar a equipe da Secretaria de Cultura, pelo empenho e dedicação em todos os projetos culturais do município", disse o Prefeito.

Participaram do evento: o Prefeito Alberto Macedo; a Secretaria de Saúde, Eliana Martins; a Secretária de Assistência Social, Emily Regina; Comunicação, Elton Benjamin; Adjunta de Assistência Social, Andrea Dória; Adjunta de Cultura, Maria Silva da Toyota; o representante da Funcap-Fundação de Cultura e Arte Aperipê, Fredson Santana; o diretor do documentário, Jornalista Jânio Porto e a Vereadora Grecyane Cristina "Guega", representando a Câmara de Vereadores.

Vaine Santos, filha de Dona Ana, também esteve presente no evento representando a familia.

O Vídeo com o documentário de Ana Parteira, será disponibilizado no YouTube, no canal da Prefeitura de Barra dos Coqueiros.

Prefeitura de Barra dos Coqueiros, Construindo o Amanhã!