DOCUMENTÁRIO: “ANA PARTEIRA: A MÃE DA BARRA”

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
11/05/2021 às 09h21

Ana dos Anjos Santos nasceu no dia 24 de Abril de 1932 na cidade de Barra dos Coqueiros. Filha da Senhora Maclina dos Anjos Santos e do Senhor Manoel dos Anjos Filho e irmã de Tereza dos Anjos. Mãe Ana ou Ana Parteira, como é popularmente conhecida em nossa cidade. Casou-se com o marinheiro Oscar José dos Santos, com quem teve seis filhos: Gilton Faustino dos Santos (In Memorian), Vilma Faustina dos Santos, Valne Lindomar Santos, José Oscar dos Santos José August Santos e Iracema Francisca dos Santos. Na vida política, foi vereadora por quatro mandatos, além de ser candidata a prefeita, onde não obteve êxito.

Desempenhou a função de enfermeira, cuidando de curativos e aplicando injeções na comunidade, mas o oficio de parteira se destacou e se perpetua no seu legado e história. Na aurora de um novo dia ou no crepúsculo de um fim de tarde. Montada a cavalo, bicicleta, a pé ou até mesmo de trator, nunca desamparou as pobres mães aflitas em sua boa hora. Grande devota de Santo Expedito, sempre com terço nas mãos, se concentrava na oração para preparar a vinda de novos barra-coqueirenses e pirambuenses ao mundo, pois sua fama se espalhou tal como planta que espalha ramagem nas areias das dunas das Ilha de Santa Luzia.

Convidamos a todos para apreciar um pouco da trajetória de Mãe Ana.

O documentário está disponibilizado nas redes sociais da SECULT e nas da prefeitura.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DOS COQUEIROS, CONSTRUINDO O AMANHÃ!