ACADEMIA DA SAÚDE É MAIS UMA AÇÃO DA PREFEITURA DE BARRA DOS COQUEIROS

11/02/2022 às 21h26

Com o intuito de incentivar a prática de atividades físicas e promover o bem-estar dos cidadãos, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Saúde, retomou nesta sexta-feira, 11, as atividades da Academia Municipal da Saúde. E nessa volta realizou o primeiro Aulão do ano. Essas atividades são coordenadas pela equipe multiprofissional do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF AB - juntamente com a Academia da Saúde.

No Aulão aconteceu também avaliação física, aferição de pressão arterial, da glicemia e da aplicação de questionário a todos os participantes que estiveram na Praça do Arraial, localizado no Conjunto Hildete Falcão. De acordo com o coordenador do NASF AB, a proposta desse Aulão foi fazer uma avaliação física e de condições de saúde das pessoas que participarão das atividades no decorrer do ano. “Para que pudéssemos identificar os problemas dentro dos grupos para ofertar as atividades através da nossa equipe da educação física, da fisioterapia, da nutrição e de outras categorias profissionais”, enfatizou o coordenador do NASF AB e responsável pela Academia da Saúde.

O Aulão teve a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre moradores e trabalhadores de algumas categorias, como agente de saúde e de endemias. “Inicialmente foram avaliados os moradores do município, aferimos a pressão, a glicemia, medimos a altura e anotamos os peso de todos para assim construir grupos e atividades que se encaixem na necessidade de saúde de cada pessoa”, pontuou  o coordenador do NASF AB e responsável pela Academia da Saúde.

A partir desta segunda-feira, 14, a equipe do Nasf junto com a educadora física da Academia da Saúde, dividirão as pessoas em turmas e atividades que forem mais adequadas a cada grupo. Esse critério de divisão é feito através dos dados coletados durante o Aulão.

Participaram do Aulão uma equipe multidisciplinar, composta por médica, enfermeira, agente comunitário de saúde, fisioterapeutas, psicólogos, e profissional de educação física para que essa equipe pudesse avaliar em conjunto, discutir e construir assim a oferta da Academia da Saúde. E essas ações acontecerão de segunda a quinta-feira, nos turnos manhã e tarde, na Academia da Cidade, na Rua Gilberto Gil (vizinho a UBS Vereadora Ana dos Anjos) e também no Arraiá do Conjunto Hildete Falcão. “Dessa forma descentralizando as ações vamos atingir um público maior e que as pessoas não precisem se deslocar para uma distância mais longe. Fazer a academia no território de cada pessoa”, ressaltou o coordenador do NASF AB e responsável pela Academia da Saúde.

Essa ação da Prefeitura seguiu todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.