REPRESENTANTES DA PREFEITURA DE BARRA VISITAM HORTO FLORESTAL DE ARACAJU

Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente
13/05/2022 às 20h30

O secretário municipal de Meio Ambiente, juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, visitou nesta sexta-feira, 13, o Horto Florestal Municipal de Aracaju, localizado no Parque da Sementeira, para conhecer as instalações e discutir a viabilidade de implantação do Horto Florestal da Barra dos Coqueiros. Secretário de Meio Ambiente de Barra dos Coqueiros e a sua equipe foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente de Aracaju e por profissionais que trabalham no Horto Florestal da capital sergipana.

Na oportunidade, os envolvidos debateram alternativas e mecanismos viáveis para que o Horto da Barra seja criado em uma Área de Preservação Permanente - APP, contrariando recomendações descabidas sobre o assunto.

“A partir dessa visita nós vimos que é possível construir o nosso Horto Florestal em uma área verde [APP]. Tanto Alan [Lemos] quanto outros técnicos que eu procurei falaram que não há problema algum em implantar o horto nesse tipo de área. Inclusive, montar uma estrutura física se for o caso”, disse o secretário de Meio Ambiente da Barra.

Os representantes da Barra também puderam conhecer o modelo de trabalho adotado pelos técnicos que cuidam do Horto de Aracaju; quais as técnicas sustentáveis que eles utilizam; os custos para implantar e manter um horto; e, principalmente, o valor ecológico que uma área como essa garante para o dia a dia de uma cidade.

Ainda durante o encontro, o secretário de meio ambiente de Aracaju parabenizou o também secretário de meio ambiente e toda equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Barra pela iniciativa.

“É importante que os municípios tenham o seu Horto Florestal, que possam produzir as suas mudas, possam agir de forma efetiva na arborização da cidade e, ao mesmo tempo, contribuir para ter uma cidade mais sustentável e mais verde”, comentou o secretário de meio ambiente de Aracaju.