JUNHO VIOLETA: MÊS DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social
15/06/2021 às 11h53

Combater a violência contra a pessoa idosa é um dever de todos. Por isso, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Assistência Social, chama a atenção para o ‘Junho Violeta’ - mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. De acordo com dados das Nações Unidas, em 2020, houve um aumento expressivo no número de denúncias de violência contra os idosos em todo o mundo. No Brasil, em 2020, os números registrados foram o seguinte: negligência com 38 mil registros, quase 80% do total, seguida de violência psicológica com 24%.

Essa é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares. Com 20% ficou o abuso financeiro, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais. A violência física, teve 12% dos registros e por último com 2% a violência institucional, que pode ser definida pela falta de escuta da clientela, frieza, rispidez, falta de atenção, negligência e maus-tratos.

Todas essas violências devem ser denunciadas. Não seja cúmplice. Ligue para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS - 3045-4007, Disque 100 (Direitos Humanos) e 190 - Policia Militar.

PREFEITURA DE BARRA DOS COQUEIROS, CONSTRUINDO O AMANHÃ!