BARRA DOS COQUEIROS RECEBE 2ª FEIRA DE CURSOS DO IFS – FEIRIFS

Fonte: Secretaria Municipal de Educação
16/12/2021 às 16h50

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal de Sergipe - IFS Campus São Cristóvão, promoveu nesta quarta-feira, 15, a 2ª Feira de Cursos (FeirIFS) no município. A FeirIFS teve como objetivo aproximar o instituto à comunidade barracoqueirense, visando apresentar ao público que prestigiou o evento os cursos que são ofertados neste campus.

Ao todo, três modalidades de cursos técnicos estão disponíveis no Processo Seletivo 2022.1, sendo elas: Integrado (técnico em agroindústria, técnico em agropecuária, técnico em aquicultura, técnico em manutenção e suporte em informática); Subsequente (técnico em agrimensura, técnica em agroindústria, técnico em agropecuária, técnico em manutenção e suporte ­­e informática); Graduação (em agroecologia, alimentos e biologia).

“No IFS Campus São Cristóvão, especificamente, tem três modalidades com inscrições abertas. Duas estão [com inscrições] abertas até o dia 17 de dezembro, que são as modalidades de Graduação e as dos cursos Subsequentes. Já a terceira modalidade, que é o Integrado, as inscrições seguem até o dia 30 de dezembro. Os interessados devem se inscrever através do site: www.ifs.edu.br/seletivo; lembrando que as inscrições são gratuitas”, explicou o gerente de ensino do IFS Campus São Cristóvão, Francisco Nogueira.

Ainda de acordo com o gerente de ensino do IFS Campus São Cristóvão, cada modalidade tem uma forma de ingresso, ou seja, a seleção acontece mediante análise do histórico escolar ou do Boletim do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. “Os cursos Integrados são voltados para aqueles alunos que já concluíram o ensino fundamental II e estão indo para o Ensino Médio, e a seleção acontece por meio de sorteio eletrônico público. Neste caso, o aluno irá cursar as disciplinas básicas [português, matemática, geografia, inglês, ...] e as disciplinas profissionalizantes. Já os cursos Subsequentes são voltados para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio, e a seleção acontece por meio da análise do histórico escolar, onde vai ser avaliado as notas de português e matemática do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Para os cursos de Graduação, o IFS utilizará o Boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para classificação das vagas que estão sendo ofertas”, completou Francisco Nogueira.

Na ocasião, o prefeito de Barra dos Coqueiros aproveitou para falar sobre o convênio firmado entre a Prefeitura e o IFS/ São Cristóvão. “Essa parceria é de suma importância para o nosso município, porque nós temos mais uma oportunidade de qualificar os nossos estudantes. Então, essa parceria tende a perdurar por muito tempo porque só tende a trazer benefícios para a nossa população, em especial, para os estudantes da Barra”, comentou.

Durante a FeirIFS, os estudantes puderam se inscrever nos cursos desejados e conhecer um pouco sobre as modalidades ofertadas pela Instituição. Além disso, houve apresentação de Ballet Clássico com a dupla Maria Aparecida Calumbi e Rafael Santos Ferreira; e apresentação do grupo de “Dança Cigana” composto pelas idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e coordenado pelo coreógrafo Erê.

Também participaram do evento alunos de escolas públicas municipais e estaduais e de escolas particulares; a secretária executiva de Educação e representante do secretário municipal de Educação, Dijanira Coelho; a coordenadora-geral do evento, Maria Aparecida Calumbi; o diretor-geral do IFS Campus São Cristóvão, Marco Arlindo; o diretor de ensino do IFS/ São Cristóvão, Igor Reis; a gerente de Apoio e Inclusão IFS/ São Cristóvão, Penha Bernardes; e o representante da Câmara Legislativa Municipal, vereador Sérgio Souza.