PREFEITURA DE BARRA EM PARCERIA COM ESTADO PROMOVEM CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

19/11/2021 às 11h31

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde e da Vigilância Sanitária realizou nesta sexta-feira, 19, curso de capacitação de agentes multiplicadores em ações da Saúde do trabalhador - CEREST. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores da Barra dos Coqueiros, e teve como facilitadoras Marcella Ferreira Bonfim Cabral e Maria Conceição Balbino. Ela falou sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador de Sergipe - Visat.

A engenheira de Segurança do Trabalho, Marcella Ferreira Bonfim Cabral, palestrou sobre a vigilância e saúde do trabalhador, notificações de agravos, doenças e acidentes relacionados ao trabalho. “O Cerest é regional e viemos para capacitar o pessoal para que eles façam as notificações dos acidentes. Afinal, mais conhecimentos podem gerar o aumento no número de notificações”, avalia Marcella.

Participaram dessa capacitação as equipes de atenção básica, da HPP, da medicina do trabalho, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e da termoelétrica. Foram abordados no curso: questão de notificações, Lei Orgânica da Saúde, saúde do Trabalhador no Sus, riscos ambientais (riscos físicas, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes), relatórios epidemiológicos, acesso aos sistemas Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), investigações dos óbitos (acidente de trabalho fatal - IML), busca ativa em sindicatos, clínicas, hospitais, postos de saúde e empresas.

De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária de Barra dos Coqueiros, Jorge Souza dos Passos, essa é a segunda fase da implantação do Cerest - saúde do trabalhador no município. “Essa preparação dos profissionais de saúde é muito importante. A gestão Pública Municipal, na pessoa do prefeito Alberto Macedo tem se preocupado com a saúde do trabalhador do município”, enfatiza Jorge Souza.

A gerente de Vigilância à Saúde de Barra dos Coqueiros, Alane Gomes dos Santos, agradece a parceria do Governo do Estado para implementação da saúde do trabalhador no município. “A partir daí vamos conhecer como funcionará esse fluxo, desde o acidente de trabalho até unidade sentinela - que vai ser o nosso Hospital de Pequeno Porte - HPP - para que todos os acidente de trabalho sejam de empresa privada ou pública sejam reportados a essa unidade para termos um controle das notificações. Assim teremos conhecimento do que acontece com os trabalhadores do nosso município”, ressalta Alane Gomes.

PREFEITURA DE BARRA DOS COQUEIROS, CONSTRUINDO O AMANHÃ!