1991

Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros

Pular para o conteúdo

Dia Nacional da Consciência Negra

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social
20/11/2020 às 13h57

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia de hoje, 20 de Novembro, é marcado por fatos que celebram a história e a cultura brasileira. É uma data em que devemos refletir sobre a luta e as conquistas dos negros na nossa sociedade, sobretudo por igualdade racial e respeito.

Essa data também é marcada pela morte de um dos principais líderes quilombola do Brasil, o Zumbi dos Palmares, conhecido por representar a resistência negra à escravidão no Brasil.

BARRA DOS COQUEIROS 📍

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DEPIR), da Secretaria Municipal de Assistência Social, sempre esteve comprometida com a questão racial e com a importância do debate público.

Ao longo dos últimos anos, o DEPIR promoveu diversas atividades e ações no enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa, buscando dialogar com os munícipes sobre a necessidade de entender que a diversidade é a base da construção de uma sociedade justa e igualitária, valorizando todas as raças, as crenças religiosas, as orientações sexuais e até mesmo as situações econômicas do nosso povo.

ALGUMAS DAS AÇÕES DO DEPIR: realizou a Live com a temática “Mulheres Negras e Julho das Pretas” (durante a pandemia); promove todos os anos o Cortejo pra Oxum (realizado em parceria com as casas de matrizes africanas); realizou duas edições do Concurso Beleza Negra “Zumbi e Dandara” (este ano não acontecerá devido a pandemia); presta Assessoria Jurídica em caso de racismo; aderiu (na pandemia) à Campanha “Proteger é Cuidar” da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIS), que entregou álcool 70% e máscaras para as comunidade de terreiro da Barra dos Coqueiros; realizou a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial; promoveu palestras e exposição; realizou ao longo desta semana - 16/11 até 19/11 - ações educativas e alusivas ao Dia da Consciência Negra, com os assistidos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). ✊🏿

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação