DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social
21/03/2021 às 14h02

A Barra dos Coqueiros reforça a luta pelo combate ao racismo, na promoção da igualdade racial e inclusão dos povos e comunidades tradicionais.

ORIGEM DA DATA: O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966, em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960.

Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.

Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.