Secretário de Cultura diz em entrevista que Arraiá da Barra supera expectativas

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
19/06/2022 às 14h46

O secretário municipal de Cultura e organizador do Arraiá da Barra, Diego Araújo, disse que os festejos juninos do município tem superado as expectativas. Ainda de acordo com ele, esse será um dos melhores São João que os barracoqueirenses já viram.

Como foi organizar o Arraiá da Barra pela segunda vez, sendo que nesta edição o público está presente?

Diego Araújo - É um desafio enorme e a preocupação é ainda maior quando comparado com a primeira edição do Arraiá da Barra - que foi realizado de forma online e transmitido através dos canais oficiais da prefeitura - devido a pandemia da Covid-19. Fazer um evento com público é preciso redobrar os cuidados para que todas as pessoas que venham prestigiar a nossa festa sejam acolhidas da melhor forma possível e estejam em um ambiente confortável e seguro.

A abertura dos festejos foi um verdadeiro sucesso. Qual a sua análise da primeira noite?

Diego Araújo - Posso dizer que a primeira noite do Arraiá da Barra superou todas as expectativas. Era esperado que fosse ter uma quantidade boa de público, mas não como vimos no dia da abertura dos festejos juninos. A praça de eventos do Prisco Viana ficou tomada de gente, inclusive cogitamos fechar os portões que davam acesso à festa.

Quais os cuidados tomados para que tudo ocorra bem num evento deste porte?  E como a sociedade pode ajudar?

Diego Araújo – A pedido do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Ministério Público a prefeitura adotou algumas medidas para que a programação dos festejos juninos do nosso município ocorra tranquilamente, sem incidentes. Durante os sete dias de festa, as equipes desses órgãos juntamente com algumas secretarias municipais [de Saúde, SMTT e da Defesa Social] estarão atuando para garantir a segurança da festa e atender possíveis intercorrências. A sociedade pode nos ajudar bebendo com moderação, obviamente, e respeitando o próximo.

Fazer os festejos em quatro lugares não é mais cansativo? Já que precisa montar a estrutura básica em cada local.

Diego Araújo - Sim. Confesso que gera um pouco de cansaço, porém ver a alegria estampada no rosto das pessoas tem nos motivado a fazer um dos melhores São João que a Barra já viu... e não será o cansaço que irá nos impedir. Além do mais, o intuito de fazer a festa nos quatro cantos da cidade foi em atender aqueles que não podem ir para a sede. A festa é para todos e estamos buscando fazer o melhor para isto.

Qual a expectativa de público por noite? E como o Arraiá da Barra está preparado e organizado para receber as pessoas?

Diego Araújo – Na sede da cidade continuamos com uma expectativa boa de público porque temos percebido que a galera está ansiosa por festa, principalmente aqui na Barra dos Coqueiros, após dois anos da pandemia da Covid-19. A estimativa é de 3 mil pessoas por noite, quando o evento acontecer na Praça de Eventos do Conjunto Prisco Viana. Já nos povoados - devido à distância - estamos esperamos um público mais reduzido como vimos ontem na Capuã.