PREFEITURA DE BARRA PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE SAÚDE DO HOMEM

23/11/2021 às 19h16

As ações alusivas ao Novembro Azul tem como objetivo principal alertar os homens sobre essa doença que acomete milhares de pessoas em todo o mundo. Inclusive, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer - INCA - O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens, atrás do câncer de pulmão. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata. Por isso, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante todo o mês diversas ações para chamar a atenção dos homens para a necessidade de procurar orientação médica, de cuida da saúde e assim prevenir diversas doenças.

Nesta terça-feira, 23, foi realizada, na Unidade Básica da Saúde - UBS Vereadora Ana dos Anjos, uma roda de conversa, com intuito de discutir temas importantes que envolvem a Saúde do Homem. “A questão da saúde em todas as suas necessidades, seja física, mental e social, quebrando paradigmas e ampliando vínculo entre esses usuários e o Serviço de Saúde. Afinal, temos como slogan dessas ações a seguinte frase: Cuidar da Saúde é coisa de Homem SIM!”, explicou a Enfermeira do PSF e responsável técnica pela UBS, Danielle da Costa Pinto.

Essa atividade também foi mediada pelo agente Comunitário de Saúde da Barra dos Coqueiros, Everton Lima do Nascimento. De acordo com ele, o objetivo do evento foi o de sensibilizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde. “Não só de forma específica, não só da questão física, porque falar da saúde do homem é também falar do seu bem estar físico, psíquico, emocional e social. E o nosso objetivo é sensibilizar esses homens a respeito da sua saúde integral, de forma ampla e que eles possam compreender que esse espaço de saúde da UBS também é deles. E que é um direito deles de virem e acessarem esse espaço”, enfatizou o agente de Saúde, Everton Lima.

E quem participou da palestra saiu com muitas informações sobre a temática do Novembro Azul. “É bom participar da palestra de saúde para saber o que pode acontecer comigo e o que aprendi aqui passarei para os outros. Até trouxe meus amigos para acompanhar também”, relatou o senhor Givaldo dos Santos.

PREFEITURA DE BARRA DOS COQUEIROS, CONSTRUINDO O AMANHÃ!