1991

Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros

Pular para o conteúdo

PREFEITURA DE BARRA DOS COQUEIROS REALIZA 14ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social
24/08/2021 às 19h34

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou nesta terça-feira, 24, na Quadra de Esportes da Escola João Cruz, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento teve como tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Emilly Regina, a Conferência visa oportunizar o debate sobre as Políticas Socioassistenciais e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “A Conferência Municipal de Assistência Social é de grande importância, devido a necessidade que temos de ouvir a nossa população a respeito das políticas públicas. É nesse momento que trabalhadores do SUAS, usuários do SUAS e Organizações Não Governamentais (ONGs) se sentam e dialogam para construir propostas para a nossa cidade e para o nosso país”, pontuou.

Ao destacar a importância do diálogo entre o Poder Público e a sociedade, o prefeito Alberto Macedo comentou que é a partir dessas discussões que surgem novas Políticas de Assistência Social. “Diversos segmentos da sociedade barracoqueirense estiveram reunidos nesta Conferência para elaborar diretrizes que, com certeza, irão pautar a nossa gestão nos próximos anos. Nós não queremos executar aquilo que sai da nossa cabeça, mas sim aquilo que a sociedade clama. Nós acreditamos em uma assistência social transformadora”, comentou.

Durante a Conferência foram debatidos cinco eixos temáticos: Eixo I - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; Eixo II - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; Eixo III - Controle social, o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; Eixo IV - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; e o Eixo V - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe (CRESS/SE), Auxiliadora Rosa, aproveitou a oportunidade para parabenizar a Gestão Municipal pela realização do evento. “Quero parabenizar a Prefeitura de Barra dos Coqueiros por ter conseguido reunir um número expressivo de usuários, trabalhadores e gestores da Política de Assistência Social. A 14ª Conferência de Assistência Social de Barra dos Coqueiros discutiu os rumos da política de proteção. Essa política atende desde crianças até idosos, e para isso precisamos de recursos e de financiamento para continuar atendendo a população da Barra dos Coqueiros. Parabenizo a todos os envolvidos por este grandioso evento”, disse.

Os membros da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social elegeram três delegados governamentais e os seus respectivos suplentes, e seis representantes da sociedade civil que representarão o município na Conferência Estadual.

Também participaram da Conferência o vereador e representante do Poder Legislativo Municipal, Eduardo Borges; a representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Sandra Alves; o representante dos usuários do SUAS, o babalorixá Romildo Santana; e a representante dos trabalhadores do SUAS, Aline Regina.

O evento seguiu todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.

AGOSTO LILÁS: MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER 🟣

A abertura da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social contou com a apresentação de um monólogo organizado pela equipe do Centro de Referência da Mulher (CRM), a fim de reforçar o combate à violência doméstica.

PREFEITURA DE BARRA DOS COQUEIROS, CONSTRUINDO O AMANHÃ!

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação