PALESTRA: CRIANÇAS DO SCFV E DE COLÉGIOS DA CIDADE PARTICIPAM DE PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO TRÂNSITO

19/09/2018 12:20:00    Fonte: Secom/Barra

A Barra dos Coqueiros, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT, realiza de 18 a 25 de setembro, uma programação especial para comemorar a Semana Nacional do Trânsito, intitulada “Nós somos o trânsito”.

Iniciada com panfletagens para conscientizar os condutores que acessaram a Barra dos Coqueiros e aqueles que seguiram sentido os povoados na terça-feira (18), nesta quarta-feira (19), deu início às palestras para os estudantes, convidados a participarem da programação na sede da SMTT/Barra.

A palestra foi iniciada com a execução do Hino Nacional, logo após o superintendente, o qual enfatizou a importância de cada um fazer a sua parte enquanto condutor e pedestre. Seguido do diretor de Tráfego da SMTT/Barra, o Sargento Elenaldo Rocha da Cruz,que mostrou vídeos e imagens impactantes sobre acidentes causados no trânsito, devido ao uso do celular durante a direção, o não uso do cinto de segurança tanto pelo condutor, quanto pelos passageiros, a não utilização da cadeirinha infantil para conduzir crianças no veículo, entre outras infrações. “A finalidade da palestra é que a criança e os adolescentes se tornem verdadeiros fiscalizadores e levem essa mensagem aos adultos. Lembro também da importância de utilizar o capacete, além dos riscos para aqueles que não o utilizam de forma correta”, disse o Sargento Cruz.

O palestrante perguntou aos estudantes quem possuía bicicleta, a maioria levantou a mão, e explicou que desde o ano de 1997, o Artigo 254 aguardava ser regulamentado para punir ciclistas e pedestres, que andem fora da ciclovia ou faixa, porém 21 anos após, em abril de 2019, será regulamentado e a multa para o pedestre que seja parado por agente de trânsito atravessando fora da faixa será de R$44,19; e para o ciclista, a multa será de R$130,16, além de ter a bicicleta apreendida.

Na plateia, estudantes dos colégios Mundo Mágico e Gênios, além dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, que além de assistirem à programação, realizaram uma apresentação da turma do balé, sob a orientação do professor Waldo, e ficaram entusiasmados para passar as informações para os familiares e amigos.

A professora da 5ª série do Colégio Mundo Mágico, Claudeir Correia, acompanhou a turma e revelou que a temática foi citada em sala de aula. “Estamos trabalhando a temática do trânsito em sala de aula para conscientizá-los”, disse.
Com idades entre 06 e 12 anos, os usuários estavam acompanhados da Coordenadora do SCFV e apresentaram “Uma aventura no trânsito”, onde a imprudência de um condutor, vitima uma pedestre, deixando a mensagem que os sinais precisam ser respeitados e o pedestre deve atravessar na faixa.

Ao final da palestra, foram distribuídos tickets para os estudantes que, no encerramento da semana do trânsito, concorrerão a duas bicicletas que serão sorteadas após o passeio ciclístico. As apresentações artísticas dos usuários do SCFV também serão nos dias 21 e 25.

Fotos:YS/Secom
A NOVA E BELA BARRA DOS COQUEIROS, GOVERNO MUNICIPAL!

Palavras-Chave: Trânsito,Palestra,Sede, Estudantes, usuários, Apresentação, Balé