5º CORTEJO EM HOMENAGEM A IEMANJÁ FORTALECE E ENALTECE A CULTURA-AFRO EM BARRA DOS COQUEIROS

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
05/02/2022 às 18h31

Neste sábado, 5, aconteceu o 5º Cortejo Fluvial em homenagem a Iemanjá. O evento, que foi promovido pelas Casas Religiosas de Matriz Africana do município com o apoio da Prefeitura da Barra dos Coqueiros, reuniu dezenas de seguidores do candomblé e admiradores da religião.

As comemorações em homenagem a Iemanjá começaram por volta das 14h, com a saída do andor da divindade africana da Casa Ilê Axé Lua Branca e Oyá Egbalé, em direção ao Porto das Tototós da Barra. Já no Porto, os seguidores do Candomblé fizeram um Xirê em louvor a deusa Iemanjá; o grupo Abayomi Cia de Dança Contemporânea Afro-brasileira se apresentou; e em seguida o Cortejo Fluvial foi iniciado. Os pais, mães, filhos e filhas de santo embarcaram em três tototós, levando o balaio com o presente principal da Rainha do Mar.

Durante o Cortejo algumas cantigas em referência a Iemanjá foram entoadas, e a missão principal dos pais, mães, filhos e filhas de santo foi cumprida. Eles entregaram o balaio com o presente de Iemanjá, sendo esse o ponto alto da manifestação.

Para encerrar as homenagens houve uma  saudação a Oxalá.

De acordo com a Lei Municipal nº 106/2021, o Cortejo para Iemanjá já faz parte do calendário cultural do município.

A Capitania dos Portos de Sergipe e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) deram suporte ao evento. Na oportunidade, a organização do Cortejo entregou um certificado a Capitania em demonstração de gratidão pelo apoio.