SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE 1º SEMINÁRIO SOBRE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE - PICS

Fonte: Secretaria de Comunicação Social.
06/06/2019 às 12h54

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visando a valorização do saber e a educação popular em saúde, promoveu o 1º Seminário “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS”, com o objetivo de gerar um debate acerca dessas práticas integrativas, como: auriculoterapia, massoterapia, reike, shantala, aromaterapia, toque terapêutico, fitoterapia, ventosaterapia, acunputura, e terapia comunitária integrativa.

Realizado ao longo do dia desta quinta-feria (06), o seminário acontece no Salão de Festas da Casa Paroquial da Igreja São Pedro Pescador, localizado no Conjunto Moises Gomes, onde a comunidade se faz presente e assiste a diversas palestras voltadas para discutir formas de equilibrar a saúde do corpo com o espírito.

Segundo a secretária de Saúde, a rede municipal de saúde tem desenvolvido um trabalho excepcional juntamente com a comunidade, que tem agregado a essas práticas, deixando-a bastante lisonjeada. “Espero que o seminário contribua de maneira significativa para todos os inscritos. E essa é mais uma das ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Barra dos Coqueiros, que tem se preocupado incansavelmente em ofertar um atendimento de qualidade para os barracoqueirenses”.

Participaram da composição da mesa o representante do prefeito, um vereador; a representante da secretária municipal de saúde, Rosilene Melo; representando a Câmera de Vereadores, uma vereadora; o secretário de agricultura de Nossa Senhora do Socorro, Davi Lopes; representando a Universidade Federal de Sergipe, o professor titular do Departamento de Morfologia e coordenador do Grupo de Pesquisa “Práticas Integrativas e Completares em Saúde”, Alexandre Luna; representando o Movimento Popular de Saúde, Maria de Fátima; e representando o Conselho de Enfermagem (Coren), o enfermeiro José Magno.

A programação segue até às 16h30min. Confira:

13:00h - Palestra / Educação Popular em Saúde: uma realidade para ser acolhida.

13:25h - Palestra / Fitoterapia popular no dia a dia.

13:50h - Palestra / Espiritualidade em saúde: a aliança complementadora.

14:10h - Palestra / Visão multidisciplinar como ferramenta para a saúde. NASF - Barra dos Coqueiros:

14:30h - Atividades do NASF

16:00h - Inscrições para os cursos ofertados e levantamento de propostas de implantação das práticas no município.

16:00h – Encerramento

A Nova e Bela Barra dos Coqueiros, Governo Municipal!