ESCOLAS RECEBEM PALESTRAS SOBRE O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA

Fonte: Secom/Barra
18/03/2019 às 13h08

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio de uma parceria com a DESO – Companhia de Saneamento de Sergipe, e a Secretaria Municipal de Educação, realiza a partir desta segunda-feira (18), o Ciclo de Palestras sobre a água, com o tema “Ciclo Hidrológico e a sustentabilidade no uso da água”.

As atividades foram iniciadas nesta manhã na Escola Municipal Terezinha dos Anjos e na Escola Municipal João Cruz, onde os estudantes das duas turmas de 5ª série corresponderam de forma positiva à didática do palestrante.

Coordenador de Educação Ambiental da DESO, José Jorge Silva Santos, acompanhado da estagiária em Saneamento Ambiental, Lissiane Melo dos Santos, mostrou material como vídeos sobre o ciclo da água; imagens; esclareceu dúvidas dos estudantes sobre a forma como a água se torna consumível e está presente nas roupas; e como o desperdício pode ser evitado.

“Em 15 minutos com a torneira aberta, uma única pessoa desperdiça o equivalente a 240 litros de água. Ao lavar a calçada com água; lavar o carro com a mangueira; ou abrir o chuveiro e sair para falar ao telefone, desperdiça o recurso natural, que é finito e corresponde a apenas 3% da água consumível do planeta”, explicou o coordenador.

Durante a palestra, os estudantes aprenderam sobre resíduos sólidos, coleta seletiva, as formas de captação de água da DESO (rio, subterrâneo e barramento no rio), como é realizado o tratamento da água, usos múltiplos consuntíveis e não consuntíveis da água e, principalmente, sobre consciência e cuidado com o meio ambiente, para garantir os recursos para as próximas gerações; além do benefício da tarifa social, proporcionada pela DESO às família de baixa renda.

A Coordenadora Pedagógica da Escola João Cruz, Sandra Araújo, informou que a temática da água será trabalhada também na sexta-feira (22), para que cada criança possa formar consciência junto às suas famílias sobre o consumo sustentável e o descarte consciente dos resíduos.

As palestras foram acompanhadas pelos professores das turmas, Coordenadores Pedagógicos das unidades escolares; equipe representante da SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Diretora do órgão, Ana Carla Bispo Cruz; Geane Cruz Santos e Wallef André de Santana Lopes, chefes de divisão; pela representante da Secretaria Municipal de Educação; e Secretaria Municipal de Comunicação.

O ciclo terá continuidade a partir das 14h, na Escola Terezinha dos Anjos, e às 15h30, na Escola João Cruz.No dia 25, será realizado em escolas dos povoados Jatobá e Touro.

A NOVA E BELA BARRA DOS COQUEIROS, GOVERNO MUNICIPAL!