PREFEITURA DE BARRA PROMOVEU OFICINA COM AS FAMÍLIAS DO PAIF

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social
13/05/2022 às 08h37

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promoveu na última quarta-feira, 11, uma oficina com as famílias assistidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), e que possuem, dentre seus membros, crianças e adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A iniciativa teve como proposta discutir o tema “Infância, Adolescência e Juventude em Direitos e Prioridades".

“A ação buscou sensibilizar os participantes quanto à responsabilidade para o exercício dos direitos das crianças e adolescentes, observando cada ciclo de vida através da metodologia da problematização e da ferramenta “Arco Mangarez”. Essa ferramenta trabalha a autonomia dos participantes por meio de experiências respeitosas, a partir da realidade. Além disso, estimula o poder de decisão através de questionamentos que refletem as contradições presentes no cotidiano”, comentou a assistente social, Ana Flávia Oliveira.

As discussões acerca do tema foram feitas em grupos, e possibilitaram que os responsáveis familiares pudessem refletir sobre uma determinada situação. Já as crianças que acompanharam os seus responsáveis durante a atividade, contribuíram com as discussões através de desenhos das suas realidades, fazendo com que os responsáveis ficassem mais à vontade para participar de forma ativa do debate.

A coordenadora do CRAS, reforçou a importância de atividades educativas, levando em consideração a participação das crianças e adolescentes.

“É necessário incluir as crianças nessas atividades, porque dessa forma elas contribuem para diversificar os olhares sobre o tema e asseguram a participação tranquila dos responsáveis nas discussões”, disse a coordenadora do CRAS.