1991

Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros

Pular para o conteúdo

PROFESSORA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO APRESENTA PROJETO “FOGÃO SOLAR”

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
15/04/2021 às 22h04

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A professora da rede estadual de ensino, Rafaela Barreto, apresentou na manhã desta quinta-feira, 15, o projeto piloto “Fogão Solar” para os secretários municipais de Assistência Social, Meio Ambiente e Comunicação Social.

Durante o encontro, Rafaela Barreto explicou qual é a finalidade do “fogão solar” e como ele pode ser feito. “O projeto visa trazer acessibilidade de cozinhar sem a necessidade de usar o gás ou o fogão a lenha, mas sim, usar a energia solar para poder cozinhar os alimentos. O ‘fogão solar’ é feito a partir de uma estrutura simples, com papelão, papel alumínio, panela preta ou vidro. Após essa montagem é possível colocar a panela com o alimento desejado, e ele será cozido através da energia solar”, afirmou a professora, que espera que o projeto obtenha êxito.

O secretário municipal de Meio Ambiente, disse que já tem um local para implementar o projeto piloto.

“A princípio estaremos levando esse projeto para o Pontal da Ilha e, com o início do projeto nesta localidade, estaremos abrindo um leque para outros [povoados e bairros do município]. No dia da implementação do projeto a Prefeitura estará levando a tecnologia precisa para o funcionamento do fogão, e daí por diante, iremos capacitar e ensinar para os moradores da comunidade como fazer e manusear o ‘fogão solar’. A Prefeitura também tem um projeto de construir um forno coletivo no Pontal da Ilha, com o auxílio de profissionais capacitados. Esse é mais um desafio que estamos abraçando”, comentou o secretário.

Já a secretária municipal de Assistência Social, falou que para participar do projeto basta ser morador da comunidade do Pontal da Ilha.

“Nesse primeiro momento é importante a nossa inserção como parceria, principalmente relacionando o Departamento de Igualdade Racial (DEPIR), uma vez que essa comunidade é quilombola, então temos essa prerrogativa de trabalho com os moradores do Pontal para além de tentar com essa alternativa enfrentar alguns dos tipos de vulnerabilidade social que a comunidade possa enfrentar. Com a execução do projeto ‘fogão solar’ muitas famílias poderão economizar o gás ou até mesmo evitar o uso da lenha, preservando o meio ambiente e evitando riscos de queimaduras”, disse a secretária.

A implementação do projeto “Fogão Solar” é mais um de uma série de propostas que serão colocadas em prática no município pela Prefeitura, pensando na sustentabilidade ambiental.

PREFEITURA DE BARRA DOS COQUEIROS, CONSTRUINDO O AMANHÃ!

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação