BARRA DOS COQUEIROS REALIZA REUNIÃO PARA DISCUTIR CONTRATO DO CONSÓRCIO PÚBLICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA GRANDE ARACAJU

Fonte: Secretaria Municipal de Controle Interno
18/01/2021 às 12h07

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria de Controle Interno, do setor de Licitação e Contratos, e do Departamento Jurídico, realizou na manhã desta segunda-feira, 18, reunião para discutir os termos do contrato de prestação de serviços do Consórcio Público de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju para este ano de 2021.

A reunião aconteceu por volta das 9h30, na sala de Assuntos Jurídicos, localizada no Centro Administrativo Adailton Martins, e também contou com a presença das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Obras e Finanças.

O superintendente do Consórcio, Evaldino Andrade Calazans, fez suas considerações a respeito do encontro.

“A reunião foi importante para alinharmos (Prefeitura e Consórcio) as ações do consórcio, e posteriormente elaborarmos um planejamento que envolva educação ambiental até a inclusão socioambiental da cooperativa dos catadores de resíduos do município. E por fim, discutimos a construção do aterro sanitário da Grande Aracaju, uma vez que só temos um aterro na região. Estamos vendo as possibilidades de redução desses custos para os municípios”, disse Evaldino Andrade.

Atualmente o Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju conta com a participação de oito municípios (Barra dos Coqueiros, Carmópolis, General Maynard, Itaporanga D'Ajuda, Laranjeiras, Maruim, São Cristóvão e Santo Amaro das Brotas), tendo como objetivo unir forças para discutir o descarte regular de resíduos sólidos nessas cidades e desenvolver ações educativas.

“É preciso cuidar melhor da logística reversa (direcionamento de embalagens e de materiais para a reciclagem). As pessoas têm que ter consciência que não se deve acumular lixo em locais públicos, e assim manter a cidade limpa e melhor para todo mundo”, enfatizou o secretário municipal de Meio Ambiente.