EMEI PROFESSORA MARIA DO CÉU REALIZA CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS

Fonte: Secom/Barra
01/10/2018 às 09h42

A Barra dos Coqueiros, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, realizou na manhã da sexta-feira (28), o curso de primeiros socorros na unidade de ensino EMEI Professora Maria do Céu.

O curso foi ministrado pelo Tenente Ademir Oliveira de Jesus, para a coordenadora geral da EMEI, Sandra Regina da Silva, professores e demais funcionários, os quais puderam esclarecer dúvidas e aprender sobre os procedimentos à vítima, a qual deve ser atendida no local em que se encontra.

Resultante do Projeto Desenvolver, criado pelo secretário Municipal de Governo, Adelmo Apóstolo, o curso foi aberto pelo gestor. “Através do Projeto Desenvolver, já preparamos os funcionários de outras unidades de ensino, chegando à EMEI Professora Maria do Céu, para que todos estejam treinados para praticar os primeiros socorros. O Projeto está dividido em programas para a Educação, Assistência Social, Cultura e Esporte e brevemente, apresentarei o Projeto Conhecer para Combater, mostrando aos adolescentes os malefícios causados pelas drogas para combatê-las”, disse.

O curso foi dividido em duas fases, teórica e prática, onde o público presente aprendeu para que se utiliza os primeiros socorros, como realizar os primeiros atendimentos à vítima,podendo salvar uma vida. “Uma vítima deve ser atendida no local em que ela está, pois uma vítima bem atendida tem 80% de chances de ser salva ao chegar ao hospital”, explicou o Tenente.

Dentro de uma unidade de ensino, a vítima é de responsabilidade do gestor, que deve prestar os primeiros socorros e chamar o serviço terceirizado, posteriormente acionar os pais da criança. O curso abordou como acessar a artéria braquial, caso seja difícil de medir o pulso da criança através do pescoço; parada cardiorrespiratória; reanimação cardiopulmonar; compressões torácicas; queimaduras de 1º, 2º e 3º graus; desmaio, pré-desmaio; e epilepsia, passando para a parte prática, onde puderam mostrar tudo o que aprenderam.

“Agradecemos pela atenção do Corpo de Bombeiros, através do Tenente Ademir, que somou informações importantes, e posteriormente, visamos outra parceria para ensinar aos pais dos nossos estudantes como proceder diante das diversas situações”, disse a Coordenadora Geral, Sandra Regina da Silva.

A NOVA E BELA BARRA DOS COQUEIROS, GOVERNO MUNICIPAL!