ENCERRAMENTO DO CICLO DE OFICINA ACESSUAS TRABALHO E DA OFICINA DE GERAÇÃO DE RENDA

Fonte: Secretaria de Comunicação Social
16/09/2019 às 23h28

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou na manhã da última sexta-feira, 13, o encerramento da Oficina de Geração de Renda e o Ciclo de Oficina do Programa Acessuas Trabalho.

A secretária de Assistência Social destacou a importância dos cursos que a Secretaria vem promovendo ao longo da admiistração. “O Acessuas Trabalho visa dar autonomia às famílias em situação de vulnerabilidade social e aos usuários da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho com cursos de qualificação. Para participar, é necessário que a família seja acompanhada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)”, declarou a secretária de Assistência Social.

Entre os assuntos tratados no Ciclo de Oficina do Acessuas Tabalho, iniciadas no último dia 15 de Maio estiveram: Acolhimento e Motivação, Ética e Cidadania, Técnica e Vivência do Empreendedorismo, Entrevista, Currículo, com aulas temáticas e dinâmicas de grupo.

A Oficina de Geração de Renda trouxe como tema 'Confeitaria, padaria e cozinha quente', que teve início no dia 15 de maio e término em 30/08/19. O objetivo principal da oficina é contribuir diretamente para com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que participaram, propiciando dignidade, autonomia e valorização humana, além de preparar os participantes para adquirirem competências, habilidades, práticas e conhecimentos técnicos e comportamentais necessários para o exercício de uma profissão no ramo de alimentação. A oficina qualificou 33 jovens.

A aluna Rikaelle Jamile dos Santos Barreto, falou em nome das turmas e relatou toda a trajetória que transcorreu no período da realização das oficinas.

As alunas Cleane Roque e Marileide que já estão atuando como empreendedora, também se pronunciaram ao longo do evento, relatanto as suas experiências profissionais.

O evento foi encerrado com a peça de teatro e tema “Emprendedorismo na Feirinha”, apresentada pelas alunas Larissa, Cintia, Edna, Regina e Rita.

Estiveram presentes ao evento a Secretária de Assistência Social Rita Freire, o Secretário Adjunto – Thiago Ferreira, a Coordenadora do CRAS - Edenia Ramos , a Gestora do Bolsa Família - Nancy Silvestre , às Técnicas do CRAS - Angélica Ferreira e Sandra Souza, a Coordenadora do Acessuas Trabalho - Joseilda Oliveira e colaboradora Amanda, a Assistente Social de Planejamento e Projetos sociais da SMAS – Arlete Costa, a Coordenadora do CREAS - Acácia Regina, a Coordenadora do Comida na Mesa - Neila, a Oficineira do Gereção de Renda – Rejane Ferreira e demais servidores lotados na Secretaria de Assistência Social.

A NOVA E BELA BARRA DOS COQUEIROS, GOVERNO MUNICIPAL!