PESQUISADORA APRESENTA TESE DE DOUTORADO VOLTADA PARA OS PESCADORES DE BARRA DOS COQUEIROS

Fonte: Secretaria de Comunicação Social
19/06/2019 às 11h16

Após 4 anos de pesquisas, a Profª Drª. Nara Vieira de Souza apresentou na manhã da terça-feira (18), a sua tese de doutorado - “Entre redes, linhas, tarrafas e puçás: o cotidiano do pescador barra-coqueirense em meio ao contexto urbano e a dimensão socioambiental”, que aborda os impactos causados a partir do desenvolvimento urbano nas comunidades tradicionais situadas no município de Barra dos Coqueiros, voltado para o contexto de pescadores dessa região.

“Durante o processo de construção da tese, eu pensei em analisar toda a trajetória de desenvolvimento urbano que a Barra estava passando, de 2007 a 2017, tendo como base os planos diretores e outras documentações legais. E com isso, também, busquei analisar os sitiantes que estavam ao redor dos empreendimentos imobiliários e, em meio a tudo isso estava o pescador”, disse a Doutora Nara Vieira.

Na oportunidade, também houve a entrega oficial do exemplar da tese que ficará disponível na Biblioteca Pública Maria Helena Reis de Moura, para que aqueles que se interessarem pela temática, tenham acesso ao belíssimo trabalho que traz a Barra dos Coqueiros como fonte de pesquisa.

Participaram da apresentação o secretário de Turismo; a secretária de Meio Ambiente; a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento; o secretário de Comunicação Social; o ouvidor-geral do município; além de vereadores; pescadores; e a comunidade em geral.

Acesso o material em: www.ufs.br > bibliotecas > pesca na barra dos coqueiros

A NOVA E BELA BARRA DOS COQUEIROS, GOVERNO MUNICIPAL!