SAÚDE DE BARRA DOS COQUEIROS ENCERRA ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA NO POVOADO CANAL

Fonte: Secom/Barra
26/10/2018 às 13h36

A Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta sexta-feira (26), realizou o encerramento das ações referentes ao “Outubro Rosa”, dedicadas inteiramente à saúde da mulher.

O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde Geruza Ferreira dos Santos, localizada no Povoado Canal, onde foram a programação apresentou palestra sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero; seguida de vacinação contra o sarampo; testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis; consultas com médicos e enfermeiros; e aferição de pressão arterial.

Na plateia, mulheres em sua maioria, dos povoados Canal, Jatobá e Pontal da Ilha. A palestra foi ministrada pelo Consultor em Saúde Pública, numa parceria entre o município e a empresa CELSE/Vivenda.

A palestra ilustrada com imagens dinâmicas explicou como fazer o autoexame das mamas, quais seriam os sintomas e os fatores de risco, causa, tipos de câncer, além da prevenção do câncer de colo do útero. “Prevenir ainda é o melhor remédio”, disse o Consultor.

Na sequência, foi realizada a vacinação de adultos com idades até 49 anos e os testes. Moradora do Povoado Jatobá, Fernanda Santos Vieira (34) soube da programação por meio da Comunicação Municipal e aproveitou para se prevenir. “Não me lembro quando tomei a vacina contra o sarampo, por isso aproveitei para reforçar as minhas defesas”, disse.

Morador do Povoado Pontal da Ilha, Marcelo Santos Gonçalves (31) acompanhou toda a palestra e se vacinou. “Tomei a última vacina contra o sarampo aos 09 anos de idade”, revelou.

Diversas ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, referentes ao “Outubro Rosa” desde o dia 22, com parcerias com órgãos como Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência da Mulher, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Secretaria Municipal de Comunicação, e empresas privadas, conscientizando a população feminina de Barra dos Coqueiros sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, realizando palestras esclarecedoras, fitdance, lanches comunitários e atividades lúdicas.

A NOVA E BELA BARRA DOS COQUEIROS, GOVERNO MUNICIPAL!