SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E UFS REALIZAM 3ª FASE DE TESTES DA COVID-19 EM BARRA DOS COQUEIROS

23/02/2021 às 23h01

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), está realizando durante o dia de hoje, 23, uma nova testagem para detectar novos casos de COVID-19 nas ruas do município. Os testes estão sendo feitos nos bairros da sede da cidade e na Atalaia Nova, pelas equipes da Secretaria de Saúde e da UFS.

De acordo com a professora e representante do projeto “EpiSergipe” (desenvolvido pela UFS no combate a Covid-19), Cristiane Bani Correia, cerca de 380 pessoas serão testadas nesta terceira e última fase de testes em Barra dos Coqueiros. “Temos doze equipes distribuídas nos bairros da cidade que estão realizando o teste rápido, IgM/IgG, detectando os casos positivos e negativos. Se por acaso o resultado do teste for positivo [para Covid-19] coletamos o sangue do paciente para que possamos fazer o teste sorológico na Universidade [detectando os anticorpos]. A nossa ideia é estudar a prevalência do novo coronavírus e verificar quais os índices de transmissão do vírus aqui no município”, explicou.

“Essa ação é muito importante, pois é possível que se tenha um controle maior a respeito dos casos de Covid-19, principalmente agora, com o aumento dos casos”, disse a consultora comercial e paciente testada negativamente, Rilza Mirela.

Os pacientes testados também respondem ao questionário de triagem. Só uma pessoa da família pode ser testada, obedecendo o atendimento de saúde da sua região (Unidade Básica de Saúde).